quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Francisco e Clara


Francisco e Clara de Assis figuram como célebres personalidades não somente na história da Igreja Católica, mas também com proeminência no cenário da cultura medieval. Depois de séculos permanecem a inspirar e instigar novas vocações na humanidade tanto no âmbito religioso quanto entre os leigos que não deixam de encantar-se com o tamanho carisma daqueles que sempre estiveram à frente de seu tempo no seguimento do crucificado pobre.

De fato, a relação entre ambos era permeado por um elo divino, uma sintonia insondável, irmão Sol e irmã Lua, aliás, para estar perto não é preciso estar junto, o mesmo podemos falar da experiência de amizade vivenciada por Francisco e Clara. Após a clausura ainda que estivessem distantes fisicamente permaneciam unidos, com frequencia, pediam orientação um ao outro.

Francisco que almejava em sua mocidade ser cavaleiro não deixou de sê-lo mas de um exercito muito maior, a legião dos amantes de Jesus. Clara que como mulher em seu tempo talvez já tivesse o destino traçado como mãe de uma outra família rica e abastada, não deixou de casar-se, todavia, com o mais digno e nobre de todos os esposos, Cristo.

Diferente da recorrente malicia que vemos, eles nos mostram, a possível e real amizade entre um homem e uma mulher. Como é bom termos amigos com os quais podemos compartilhar sonhos, projetos e que sobretudo nos ajudam na constante descoberta de nossa vocação no mundo.

2 comentários:

  1. O chamado que eles ouviram de fato foi muito forte, para uma missão muito árdua, ambos se ajudaram.
    Além de uma história de santidade é também exemplo de uma grande e bela amizade!

    ResponderExcluir
  2. a historia mais linda de amizade e fidelidade *---*

    ResponderExcluir