segunda-feira, 15 de agosto de 2011

50% do PRE-SAL para Educação!


Nossa geração vive um momento de disputa de opiniões dentro da sociedade ao discutir as questões que envolvem o modelo de exploração do petróleo encontrado na camada do pré-sal e qual deve ser o destino dos recursos provenientes dessa imensa riqueza que repousa sob o território nacional. A descoberta de uma acumulação de óleo e gás no litoral do sudeste inaugura uma nova era na história do petróleo no Brasil.
Muitos se referem à descoberta do Pré-Sal como a possibilidade de uma segunda independência do Brasil, tamanho o impacto social que esses recursos podem trazer para o país. Outros, de olhos vidrados nos cifrões, querem apenas garantir espaço cativo para garantir os seus lucros e repetir a fatídica história de exploração do nosso povo. Para a UNE, UBES e ANPG estão colocados duas questões estratégicas: quem vai explorar os recursos e para onde vai esse dinheiro.
Defendemos que o controle da exploração do petróleo na camada Pré-sal seja do Estado brasileiro, mediada pela Petrobras como operadora destes campos. É preciso constituir um Fundo Social com parte dos dividendos provenientes do Pré-sal e que 50% desse dinheiro devem ser investidos em Educação.
Ressaltamos também, que o petróleo é importante, como também é fundamental explorar todas as potencialidades de nossa nação, construir caminhos para que todo esse desenvolvimento seja realizado de forma sustentável, olhando para o futuro.

Augusto Chagas
Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes - UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário