Para postar seu comentário quero lembrá-lo que é preciso primeiro fazer 'Login' no blog com a sua conta do google, em seguida você deve retornar para essa página principal e digitar seu comentário, a opção de login está no canto direito.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
50% do PRE-SAL para Educação!
Nossa geração vive um momento de disputa de opiniões dentro da sociedade ao discutir as questões que envolvem o modelo de exploração do petróleo encontrado na camada do pré-sal e qual deve ser o destino dos recursos provenientes dessa imensa riqueza que repousa sob o território nacional. A descoberta de uma acumulação de óleo e gás no litoral do sudeste inaugura uma nova era na história do petróleo no Brasil.
Muitos se referem à descoberta do Pré-Sal como a possibilidade de uma segunda independência do Brasil, tamanho o impacto social que esses recursos podem trazer para o país. Outros, de olhos vidrados nos cifrões, querem apenas garantir espaço cativo para garantir os seus lucros e repetir a fatídica história de exploração do nosso povo. Para a UNE, UBES e ANPG estão colocados duas questões estratégicas: quem vai explorar os recursos e para onde vai esse dinheiro.
Defendemos que o controle da exploração do petróleo na camada Pré-sal seja do Estado brasileiro, mediada pela Petrobras como operadora destes campos. É preciso constituir um Fundo Social com parte dos dividendos provenientes do Pré-sal e que 50% desse dinheiro devem ser investidos em Educação.
Ressaltamos também, que o petróleo é importante, como também é fundamental explorar todas as potencialidades de nossa nação, construir caminhos para que todo esse desenvolvimento seja realizado de forma sustentável, olhando para o futuro.
Augusto Chagas
Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes - UNE
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Francisco e Clara
Francisco e Clara de Assis figuram como célebres personalidades não somente na história da Igreja Católica, mas também com proeminência no cenário da cultura medieval. Depois de séculos permanecem a inspirar e instigar novas vocações na humanidade tanto no âmbito religioso quanto entre os leigos que não deixam de encantar-se com o tamanho carisma daqueles que sempre estiveram à frente de seu tempo no seguimento do crucificado pobre.
De fato, a relação entre ambos era permeado por um elo divino, uma sintonia insondável, irmão Sol e irmã Lua, aliás, para estar perto não é preciso estar junto, o mesmo podemos falar da experiência de amizade vivenciada por Francisco e Clara. Após a clausura ainda que estivessem distantes fisicamente permaneciam unidos, com frequencia, pediam orientação um ao outro.
Francisco que almejava em sua mocidade ser cavaleiro não deixou de sê-lo mas de um exercito muito maior, a legião dos amantes de Jesus. Clara que como mulher em seu tempo talvez já tivesse o destino traçado como mãe de uma outra família rica e abastada, não deixou de casar-se, todavia, com o mais digno e nobre de todos os esposos, Cristo.
Diferente da recorrente malicia que vemos, eles nos mostram, a possível e real amizade entre um homem e uma mulher. Como é bom termos amigos com os quais podemos compartilhar sonhos, projetos e que sobretudo nos ajudam na constante descoberta de nossa vocação no mundo.
Assinar:
Comentários (Atom)