
O maior e mais aguardado festival estudantil da América Latina já tem data, tema e local definidos. Dando início à série de grandes eventos que a cidade do Rio de Janeiro sediará nesta década – incluindo a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016 - a 7ª Bienal da UNE acontecerá entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2011. Os seis dias de evento terão atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da capital carioca. A principal parte da programação estará concentrada no Aterro do Flamengo, imenso complexo de lazer com projeto paisagístico de Burle Marx, e na Lapa, reduto histórico da boêmia cultural e festiva, marca característica do Rio.
São esperadas mais de 10 mil pessoas para o evento, que na sua sétima edição homenageia o samba com o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, a Bienal será, como sempre, ampla e plural: “É o espaço para o encontro de todas as juventudes em suas mais diversas expressões, um evento com potencialidade de divulgar as produções artísticas e culturais dos estudantes de todas as regiões do Brasil. É, também, o momento da UNE dialogar com outras manifestações, como a ciência, a tecnologia, e o esporte, que terá papel destacado desta vez”, declara.
“Brasil no estandarte, o samba é meu combate” - Ao longo de 11 anos, as bienais já pautaram a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e as raízes de formação do povo brasileiro. A 7ª Bienal representa um amadurecido trajeto em busca dessa compreensão. Nessa edição, a União Nacional dos Estudantes privilegia o samba como elemento icônico da brasilidade, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta nas dimensões sociais, críticas e estéticas da nação.

Segundo o diretor de Cultura da UNE e coordenador-geral da 7ª Bienal, Fellipe Redó, o festival apresentará um olhar sobre o samba que ultrapassa sua imagem puramente festiva ou carnavalesca. “Nos inspiramos no gênero musical tido como uma marca de trocas sociais, uma possibilidade autêntica de valorização da brasilidade, o estilo de vida, os lugares e os personagens que fazem do samba o seu relato mais íntimo do dia-a-dia e a sua manifestação maior de combate. Muito mais do que música, samba é o jeito de viver, gingar, pensar e decidir”, reflete.
é isso ae galera
ResponderExcluirpostei sobre a Bienal da UNE
pq considero um evento muito importante
no qual varios jovens estarão representados e representando, seus estados e seus países. A Bienal é um grande centro de Debate e divulgação das produções artisticas, culturais e cientificas de estudantes de todo terrritorio brasileiro.
E nesse mesmo evento teremos a celebração dos 10 anos do CUCA,qe é o circuito universitario de cultura e arte, queliga varios pontos de cultura no Brasil inteiro. E tambem,o 13º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE (CONEB),que um dos mais importantes forums de delibeeração do movimento estudantil e q reunirá lideranças dos Diretorios e Centro Academicos de todo o país.
Isso mostra o quanto a Juventude luta pelos seus espaços na sociedade, com um grandioso evento os estudantes,mostram q estão organizados, e diferente do que falam a
Juventude não é Acomodada!!!
mas sim vai a luta.....
Eu vou a luta com essa Juventude(8)
Saudação a todos
Soares,Maick
Sem dúvida, a Bienal no Rio será uma realização grandiosa sobretudo na perspectiva de ser um evento articulado pela juventude brasileira realizando pontes com outros segmentos da sociedade e valorizando a atividade cientifica, o potencial tecnologico dos estudantes do nosso país bem como mostrar que o jovem é atuante e está presente na construção do progresso seja esse versado na sustentabilidade ambiental, na analise crítica de nosso identidade nacional, na ciência ou no desenvolvimento tecnologico.
ResponderExcluir"Brasil no estandarte,o samba é meu combate" - Gostei do lema, penso que não podemos jamais negligenciar os elementos que nos configuram como Brasil !!
Nós Jovens somos o presente e a 7 Bienal da UNE é uma nitida prova disso.
É isso Thiago, o movimento estrudantil
ResponderExcluirunificado para as mudanças no Brasil. Vários seguimentos da sociedade estarão presente, mas resumindo tudo, a Juventude estará presente, pois quem articula nesses seguiemtos são os jovens. Que desdee os primordios participa das tranformações, principalmente políticas do nosso país. A UNE que hj faz mais de 72 anos, e a UBES com 63 anos de existencia, sempre na luta e procurando representar de forma correta o direito dos estudantes e da juventude, como um todo!!
Soares,Maick