sábado, 30 de outubro de 2010

Dia Nacional da Juventude 25 anos



A Juventude arquidiocesana de Manaus se reuniu domingo, 17 de Outubro, na Zona Leste da cidade para realizar a tradicional passeata do DNJ, contudo, esse ano em que o Dia Nacional da juventude comemora seus 25 anos de existência com o tema “muita reza, muita luta, muita festa em marcha contra a violência...” essa mobilização juvenil sem dúvida teve um caráter saudoso e histórico uma vez que relembrou os anos de caminhada, articulação e atuação social dos jovens da pastoral da juventude e, sobretudo reanimou a todos os corações militantes da civilização do amor.
O grupo AMAR não poderia negligenciar sua presença tendo em vista que o protagonismo juvenil é um aspecto relevante na postura que decidimos ter diante do mundo e em seu segundo ano de participação bem como da Área Mis. São Lucas mostrou-se mais uma vez presente !
Com destaque para o show de encerramento, as apresentações artísticas, a presença massiva de todos no campo do Bahia (São José). É imensurável o ambiente de alegria, os rostos pintados, as bandeiras de luta levantadas e o sentimento de pertença a essa juventude católica e viva.
Ano que vem estaremos lá...uruuu !!











7ª Bienal da UNE

Cidade da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 receberá mais de 10 mil estudantes do Brasil e da América Latina entre os dias 18 e 23 de janeiro de 2011.



O maior e mais aguardado festival estudantil da América Latina já tem data, tema e local definidos. Dando início à série de grandes eventos que a cidade do Rio de Janeiro sediará nesta década – incluindo a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016 - a 7ª Bienal da UNE acontecerá entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2011. Os seis dias de evento terão atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da capital carioca. A principal parte da programação estará concentrada no Aterro do Flamengo, imenso complexo de lazer com projeto paisagístico de Burle Marx, e na Lapa, reduto histórico da boêmia cultural e festiva, marca característica do Rio.

São esperadas mais de 10 mil pessoas para o evento, que na sua sétima edição homenageia o samba com o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, a Bienal será, como sempre, ampla e plural: “É o espaço para o encontro de todas as juventudes em suas mais diversas expressões, um evento com potencialidade de divulgar as produções artísticas e culturais dos estudantes de todas as regiões do Brasil. É, também, o momento da UNE dialogar com outras manifestações, como a ciência, a tecnologia, e o esporte, que terá papel destacado desta vez”, declara.

“Brasil no estandarte, o samba é meu combate” - Ao longo de 11 anos, as bienais já pautaram a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e as raízes de formação do povo brasileiro. A 7ª Bienal representa um amadurecido trajeto em busca dessa compreensão. Nessa edição, a União Nacional dos Estudantes privilegia o samba como elemento icônico da brasilidade, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta nas dimensões sociais, críticas e estéticas da nação.


Segundo o diretor de Cultura da UNE e coordenador-geral da 7ª Bienal, Fellipe Redó, o festival apresentará um olhar sobre o samba que ultrapassa sua imagem puramente festiva ou carnavalesca. “Nos inspiramos no gênero musical tido como uma marca de trocas sociais, uma possibilidade autêntica de valorização da brasilidade, o estilo de vida, os lugares e os personagens que fazem do samba o seu relato mais íntimo do dia-a-dia e a sua manifestação maior de combate. Muito mais do que música, samba é o jeito de viver, gingar, pensar e decidir”, reflete.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PEC da Juventude, passo importante para uma política de Estado



A promulgação da PEC da Juventude pelo Congresso Nacional, em 13 de julho de 2010, representa a mais importante vitória dos movimentos juvenis e um passo decisivo para que os jovens passem a integrar definitivamente a agenda das políticas públicas no Brasil.

Por Danilo Moreira e Beto Cury*

O principal objetivo da Emenda, portanto, é suprir essa lacuna da Constituição, o que foi finalmente conquistado após sete anos de tramitação da Proposta no Congresso Nacional. A aprovação da matéria é resultado de uma luta suprapartidária, que envolveu o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a Secretaria Nacional de Juventude, conselhos estaduais e municipais de juventude, movimentos e entidades da sociedade civil ligadas ao tema, além de governos e parlamentares em todo o país.

Essa luta ganhou impulso sobretudo após a 1ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em abril de 2008, quando a PEC 42/2008 foi eleita como símbolo maior da defesa da ampliação das políticas públicas juvenis. A Conferência mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil e, ao final, estabeleceu as 22 prioridades da juventude brasileira.

Desde então o Conselho Nacional de Juventude - Conjuve, e a da Secretaria Nacional de Juventude, passaram a trabalhar para que a PEC fosse aprovada na Câmara e no Senado, o que ocorreu com a unanimidade dos parlamentares das duas Casas. Nos últimos dias a campanha pela aprovação da Proposta no Senado foi intensificada e conquistou o apoio de jovens em todo o país que, graças às novas tecnologias da informação, puderam participar ativamente do processo.

Por fim, não podemos esquecer que temos, hoje, a maior geração de jovens de toda a nossa história. São 50 milhões de brasileiros e brasileiras, entre 15 e 29 anos, que precisam ser reconhecidos em um projeto nacional, que lhes assegure os seus direitos e, ao mesmo tempo, crie oportunidades para que eles exerçam, na prática, um papel estratégico no processo de desenvolvimento do país. Afinal, este é o caminho que está sendo adotado pelas nações que se constituíram de forma verdadeiramente justa e democrática.

* Danilo Moreira é presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve); e Beto Cury é secretário Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República
Galera essa é nada mais nada menos que uma grande conquista da juventude. Na qual obriga o Estado a investir nos jovens, a investir em politicas publicas para o jovem. Garantindo um vidfa melhor e o reconhecimento do Jovem pela constituição brasileira.

Obs: O artigo foi publicado no site Vermelho para mais acompanhamentos

domingo, 8 de agosto de 2010

Campanha Contra a Violência e o Exterminío de Jovens



A Campanha é uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte. Nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias outras organizações estão se juntando como parceiras da Campanha. A juventude brasileira sem clichês confronta-se constantemente com a morte precoce que contabilizam nos ultimos dez anos cerca de 512 mil jovens. Mas a realidade de morte que atinge os jovens de nossa sociedade também esta vinculada a ausência de políticas públicas próprias, a um sistema de educação defasado, falta de qualificação necessária para inserção do mercado de trabalho entre outros...

E voce o que faz para mudar?

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Free Step: a juventude que dança

O Free Step atualmente tem recebido um grande número de adeptos; sucesso entre os jovens, definiu-se na tradução literal da palavra que é "passos livres". Pode ser praticado com diversos tipos de músicas e, uma vez que ainda não tem características bem definidas é comum a apropriação de outros estilos como o JumpStyle,C-Walk entre outros.
Após um grupo de axé fazer uso do nome do ”Rebolation”; como o free step era conhecido anteriormente, vários dancers do Brasil descidiram mudar o nome, surgindo o nome no qual é conhecido hoje que ainda não é um nome definitivo, pois alguns ainda não aceitam esta mudança.
Quanto a sua origem há divergências, é entendido como um estilo de dança proveniente das raves de psy trance no Brasil, e de acordo com blogs especializados o free step fora do Brasil é conhecido como HardStep que surgiu na Europa, embora hoje seja considerado por muitos como uma evolução desse tipo de dança.
Divulgada pela Internet possui como característica a dança sob música eletrônica, desde de 2007 vem ganhando amplitude e os tutoriais no Youtube não param de surgir, os dancers sobretudo são responsáveis por essa difusão inventando os seus próprios passos da dança; dois nomes bastante conhecidos são Deê Tenorio e Gaa Mendes.
O mais comum é ver o vídeo de garotos dançando, mas não se engane há meninas que também mandam muito bem.
Inquestionavelmente é febre, não é difícil ver rodinhas se formando nas escolas, as comunidades no orkut e a constante criação de novos grupos. As apresentações estão chegando a eventos dos mais diversos como atração, isso se dá pela popularidade que o free step tem adquirido.
Uma boa dica para aprender e para se aprimorar é assistir tutoriais no youtube e começar a tentar fazer os passos depois que aprender inove criando passos próprios, fora que na balada está dando ibope. A dança que tomou os pés da juventude que dança é o Free Step.



redigido por Thiago Bezerra

domingo, 18 de abril de 2010

O que você sabe sobre o Beijo?

O primeiro beijo é o começo daquela vibração mágica
que transporta os amantes do mundo das coisas e dos seres
para o mundo dos sonhos e das revelações
~ Gibran Kahlil Gibran ~



Caros amigos, nossa nova postagem diz respeito a uma das práticas mais antigas realizadas em nossas sociedades. Queremos propor uma visão menos promiscua a que temos reservado a ela, para muitos é uma prática cotidiana e, sobretudo, num período de descobertas afetivas como a juventude torna-se bem comum, aliás, para isso não tem idade, faz parte de nossas vidas e sempre é bom refletir sobre a vida, sobre a melhor maneira de se viver!

Vamos comentar acerca de algumas curiosidades sobre o nosso velho conhecido "Beijo". A palavra beijo é derivada do latim: "basium".



O ato de beijar em si é capaz de movimentar 29 músculos, 12 dos lábios e 17 da língua.
Podemos dizer que é como uma ginástica facial, e como toda ginástica nos traz vários beneficios. Você sabia que ajuda a evitar o envelhecimento precoce, aguçar o olhar, o tato, o paladar e a audição.
Durante um beijo, a pulsação cardíaca pode subir para algo em torno de 150 batimentos por minuto. O mais curioso é que também ajuda a queimar calorias, de três a quinze, em um beijo bem intenso.

Atualmente, é rara a cultura que não tenha no beijo uma tradição, nem que este seja um simples esfregar de nariz, como o singelo beijinho de esquimó. Nossa cultura o valoriza muito, basta observar o quanto é explorado na TV e no Cinema, as vezes ate exageradamente.



Quanto aos efeitos psicológicos, o ato de beijar, na medida em que eles significam um sinal de atenção, carinho e, sobretudo, de aceitação influem diretamente na auto estima das pessoas. E o primeiro então...



Na Grécia, beijo na boca é só entre pessoas da mesma família ou amigos bem próximos. Na Inglaterra, por volta do século 12, o beijo funcionava como uma espécie de pacto entre o vassalo e seu senhor, que por sua vez deveria o proteger.

Ah, os romanos também tinham várias tradições relacionadas ao beijo, algumas que perduram até hoje.
Na Roma antiga, os casais ficavam noivos beijando-se apaixonadamente na frente de um grupo de pessoas. Essa é, provavelmente, uma das razões pelas quais os casais modernos se beijam ao final de cerimônias de casamento.

Para os italianos do século 15 o beijo era coisa muito séria, se um homem fosse pego beijando uma mulher em público era obrigado a se casar com a donzela.

O beijo em suas multiplas facetas nos faz muito bem, aquele carinhoso e aconchegante da mamãe ao final da tarde, o na testa de respeito ou aquele de auto-afirmação no espelho do banheiro.



Mas é preciso lembrar galera, que o beijo é bom mesmo quando é com a pessoa que amamos e queremos bem nos levando a conhecer melhor, nós e o outro.

Diversas são as histórias a respeito do beijo, os sininhos enfim nem de longe queremos esgotar aqui esse assunto, aliás nem conseguiriamos.



Enfim, viva ao beijo. Mas com responsabilidade!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

CF 2010: Economia e Vida



O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) propõe, neste ano, a Campanha da Fraternidade, com o tema “Economia e vida”. Tem o objetivo de “unir Igrejas Cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, construindo uma cultura de solidariedade e paz”.



A Juventude não está fora dessa, não adianta dizer que esse papo de economia esta reservado apenas para especialistas, pois, assim como a politica, a economia também faz parte de nossas relações humanas e estamos todos inseridos nela. No entanto, a grande questão que se coloca é como gerar a inclusão de cerca de 90 milhões de pessoas que estão na base da sociedade, porém não estam dentro do grande bolo.

Dificil? Apenas se continuarmos de olhos vendados para realidades gritantes, claro está que, a futilidade produzida no mundo é irracional. O PIB mundial hoje gira em torno de 55 trilhões de doláres, se dividido pela população do planeta poderiamos ver que cada família de quatro pessoas ficaria com uma média de cinco mil reais por mês na produção de bens de consumo.



Vejamos o que diz, Ladislau Dowbor(Professor da PUC-SP doutor em econômia):

"Há uma deformação radical. Você não consegue, por exemplo, os treze bilhões de dólares suplementares que serão necessários para assegurar a saúde materno-infantil e que teria impactos gigantescos para a população. Mas se gasta muito mais do que isso em cosméticos na Europa. Só o volume do que se gasta com alimentos para animais de estimação na Europa permitiria financiar o conjunto de déficit alimentar das crianças no mundo. Morrem anualmente cerca de 10 milhões."



Precisamos sobretudo, ter consciência do nosso papel enquanto construtores de uma sociedade mais justa e igualitária, menos excludente e com possibilidades reais para todos, sem a hipocrisia recorrente que ouvimos em tantos discursos proferidos nessa mesma sociedade. Para isso, é necessário estourar essa 'bolha de sabão' onde permanecemos estáticos e conformados, queremos ser jovens atuantes e protagonistas solicitos à práticas que nos inclinem para um outro mundo possível, pois quando nos lançamos ao coração de Deus ao mesmo instante somos levados ao coração do homem.

Bem, espero que está postagem possa ser válida enquanto reflexão para todos, de resto fica para pensarmos uma famosa frase da Revolução Francesa: "Nada será legitimamente teu enquanto a outrem faltar o necessário".

GRUPO AMAR

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

1º ANIVERSÁRIO GRUPO AMAR


" Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os seus escolhidos "
Pe. Jonas Abib


Talvez para nós ainda não tenha chegado o tempo das certezas, da fala com propriedade, aquele no qual adiquiri-se a maturidade própria dos sábios, cuja a experiência possibilita discernir em frente a tantas escolhas que devem ser feitas, no entanto, não temos dúvida acerca da missão que nos foi confiada já em nossa mocidade, que certamente é evangelizar outros jovens.
É viva em nós a vontade de A.M.A.R., e sermos Sal e Luz no mundo, e em função disso formamos um grupo que chega ao seu primeiro aniversário!

Quanto empreendemos no ano que se passou, a peça de Clara de Assis, a efetiva participação no DNJ (Dia Mundial da Juventude) inclusive com a apresentação da banda composta pelos integrantes do grupo, a realização da coleta de alimentos, porém o projeto que decidimos participar é ambicioso, e exigira nesse ano muito mais de todos. Reconhecemos que somos pedras robustras, mas nas mãos de Deus, somos trabalhados para nos tornarmos pedras preciosas.

Sem dúvida somos impares, seja no modo como nos relacionamos, nas guerras de Glacer, no semblante de felicidade de nossas faces em participara ativamente da Igreja. Não podemos esquecer que somos jovens e, isso depende muito pouco da idade!

Como disse nosso querido Pe. Marquinhos; "Chegar ao primeiro ano é fácil, quero ver chegar ao segundo..."
Sem dúvida, a caminhada é dificil, e só chegaremos aonde almejamos dividindo o peso. Somos servos e é justamente isso que buscamos, muito mais que um grupo de amigos, mas instrumentos de Deus na vida de tantos outros jovens que vagam por esse caminho.

Que Nossa mãe Maria nos instrua e que ao seu exemplo, saibamos viver como escolhidos! Caminhamos na estrada de Jesus.

PJ aqui, PJ lá, PJ em qualquer lugar!

FELIZ ANIVERSÁRIO !!!
_______________________________________________________________________
Nosso agradecimento mais que especial, a Tia Silvia, é evidente o quanto ela é instrumento de Deus em nossas vidas!