
A promulgação da PEC da Juventude pelo Congresso Nacional, em 13 de julho de 2010, representa a mais importante vitória dos movimentos juvenis e um passo decisivo para que os jovens passem a integrar definitivamente a agenda das políticas públicas no Brasil.
Por Danilo Moreira e Beto Cury*
O principal objetivo da Emenda, portanto, é suprir essa lacuna da Constituição, o que foi finalmente conquistado após sete anos de tramitação da Proposta no Congresso Nacional. A aprovação da matéria é resultado de uma luta suprapartidária, que envolveu o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a Secretaria Nacional de Juventude, conselhos estaduais e municipais de juventude, movimentos e entidades da sociedade civil ligadas ao tema, além de governos e parlamentares em todo o país.
Essa luta ganhou impulso sobretudo após a 1ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em abril de 2008, quando a PEC 42/2008 foi eleita como símbolo maior da defesa da ampliação das políticas públicas juvenis. A Conferência mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil e, ao final, estabeleceu as 22 prioridades da juventude brasileira.

Desde então o Conselho Nacional de Juventude - Conjuve, e a da Secretaria Nacional de Juventude, passaram a trabalhar para que a PEC fosse aprovada na Câmara e no Senado, o que ocorreu com a unanimidade dos parlamentares das duas Casas. Nos últimos dias a campanha pela aprovação da Proposta no Senado foi intensificada e conquistou o apoio de jovens em todo o país que, graças às novas tecnologias da informação, puderam participar ativamente do processo.
Por fim, não podemos esquecer que temos, hoje, a maior geração de jovens de toda a nossa história. São 50 milhões de brasileiros e brasileiras, entre 15 e 29 anos, que precisam ser reconhecidos em um projeto nacional, que lhes assegure os seus direitos e, ao mesmo tempo, crie oportunidades para que eles exerçam, na prática, um papel estratégico no processo de desenvolvimento do país. Afinal, este é o caminho que está sendo adotado pelas nações que se constituíram de forma verdadeiramente justa e democrática.

* Danilo Moreira é presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve); e Beto Cury é secretário Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República
Galera essa é nada mais nada menos que uma grande conquista da juventude. Na qual obriga o Estado a investir nos jovens, a investir em politicas publicas para o jovem. Garantindo um vidfa melhor e o reconhecimento do Jovem pela constituição brasileira.
Obs: O artigo foi publicado no site Vermelho para mais acompanhamentos