quinta-feira, 22 de julho de 2010

Free Step: a juventude que dança

O Free Step atualmente tem recebido um grande número de adeptos; sucesso entre os jovens, definiu-se na tradução literal da palavra que é "passos livres". Pode ser praticado com diversos tipos de músicas e, uma vez que ainda não tem características bem definidas é comum a apropriação de outros estilos como o JumpStyle,C-Walk entre outros.
Após um grupo de axé fazer uso do nome do ”Rebolation”; como o free step era conhecido anteriormente, vários dancers do Brasil descidiram mudar o nome, surgindo o nome no qual é conhecido hoje que ainda não é um nome definitivo, pois alguns ainda não aceitam esta mudança.
Quanto a sua origem há divergências, é entendido como um estilo de dança proveniente das raves de psy trance no Brasil, e de acordo com blogs especializados o free step fora do Brasil é conhecido como HardStep que surgiu na Europa, embora hoje seja considerado por muitos como uma evolução desse tipo de dança.
Divulgada pela Internet possui como característica a dança sob música eletrônica, desde de 2007 vem ganhando amplitude e os tutoriais no Youtube não param de surgir, os dancers sobretudo são responsáveis por essa difusão inventando os seus próprios passos da dança; dois nomes bastante conhecidos são Deê Tenorio e Gaa Mendes.
O mais comum é ver o vídeo de garotos dançando, mas não se engane há meninas que também mandam muito bem.
Inquestionavelmente é febre, não é difícil ver rodinhas se formando nas escolas, as comunidades no orkut e a constante criação de novos grupos. As apresentações estão chegando a eventos dos mais diversos como atração, isso se dá pela popularidade que o free step tem adquirido.
Uma boa dica para aprender e para se aprimorar é assistir tutoriais no youtube e começar a tentar fazer os passos depois que aprender inove criando passos próprios, fora que na balada está dando ibope. A dança que tomou os pés da juventude que dança é o Free Step.



redigido por Thiago Bezerra