sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

CRIMINALIZAÇÃO DA JUVENTUDE



ESTADO E CRIMINALIZAÇÃO:
Ação e Omissão

O Estado, aqui entendido como organização máxima da política brasileira, é uma instituição, que traz em sua essência uma contradição em relação à criminalização. Ao mesmo tempo em que tem a missão de garantir à segurança pública como meio de promoção social, é também quem dispõe de órgãos repressivos que criminalizam e reprimem a juventude e outras categorias sociais.

Olhemos para a história recente do Brasil. De 1964 a 1985, vivemos sob um período ditatorial, onde o terrorismo de Estado era prática comum, ou seja, criminalizar e reprimir era preciso para garantir a “ordem”. As práticas das prisões arbitrárias, da investigação constante e da tortura foram comuns nesse período. Podemos ver que certas práticas ainda permanecem. A juventude e suas organizações continuam, ainda, com uma vigilância constante dos órgãos repressivos do Estado, muitas vezes sendo vítimas de tortura moral e/ou física. Esse processo gera o medo que essa sociedade tem dessa juventude, vendo-a como criminosa.

Temos o exemplo de um caso ocorrido em Goiânia em Setembro de 2008:

"Numa abordagem policial a 5 jovens, 2 rapazes e 3 moças, que resultou em tortura com posterior laudo comprobatório do IML e decretação de prisão preventiva de 12 policiais. O assessor de imprensa da policia Militar de Goiás declarou que não podia fazer nada, pois só tinha a palavra dos policiais que era contraditória a dos ’traficantes’.

Os 12 policiais são acusados de torturar 5 jovens, com requintes de alta crueldade, como arrancar unhas, sinal de afogamento, dentes quebrados, furo na cabeça com canivete, chute de coturnos nas costelas, chute na barriga de mulher grávida, provocando desmaio e convulsão, pela única razão de que era filho de ‘bandido’.

Dizer que só tem a palavra dos policias contra a dos ‘traficantes’, que, ainda não foram julgados, é uma injustiça que conta em desfavor da policia. Se comprovados o crime dos rapazes é comum, de responsabilidade federal, tráfico de drogas;o dos policiais é crime contra a humanidade, hediondo, não prescritível!

Trata-se de 12 policiais adultos, homens, com a situação dominada, abusando de cinco jovens, indefesos, sendo dois rapazes e 3 moças, estas nada tinham a ver com alguma ação delituosa, tampouco tinham algum antecedente criminal. Uma delas grávida."

Adaptação do e-mail enviado pelo Pe. Geraldo Marcos Labarrere Nascimento, diretor da Casa da Juventude Pe. Burnier

domingo, 13 de dezembro de 2009

HORIZONTE DISTANTE

Em face dos últimos acontecimentos musicais no grupo, sobretudo, devido ao show do Rosa de Saron em Manaus, não poderíamos deixar de fazer um adeno em nosso blog sobre a banda. Para nos situarmos melhor o Rosa de Saron já está na estrada musical faz alguns anos, especificando melhor 20 anos de estrada, nascendo e permanecendo com seu estilo subjetivo, e claro seu caráter religioso.
No final da década de 1980, o grupo tocava durante as missas e no grupo de jovens, ao chegar a década seguinte os integrantes da banda optaram por aderir a um estilo que vulgarmente chamamos de " rock pesado" para evangelizar, surgindo na mesma década seu primeiro álbum musical.
Mais recentemente temos a entrada do então vocalista Guilherme, que trouxe novas influências ao grupo. Em 2009, com o sucesso além fronteiras religiosas, o álbum acústico inaugura uma nova fase na carreira da banda, após sua divulgação o mesmo álbum rapidamente alcançou o primeiro lugar em diversas e famosas rádios virtuis.
A banda Rosa de Saron passa a ser entendida no atual cenário musical brasileiro como produtora de um som de qualidade e competência não somente no mundo musical católico, mas de forma expressiva também na industria do entretenimento nacional, e o mais bacana em tudo isso é que com o advento inevitável da fama e após 20 anos de carreira jamais perderam o foco: Jesus!

Se você ainda não conhece a banda, vale a pena conhecer!
Para obter mais informações acesse o site oficial do Rosa de Saron:
www.rosadesaron.com.br

Aí vai a capa do novo álbum dos caras: HORIZONTE DISTANTE

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Histórias que eu ouvi.

Eu não sou um exímio contador de estórias, mas me recordo que quando criança as ouvi bastante. Ainda que fantásticas e tantas vezes disntantes da árdua realidade, sempre me fizeram acreditar que a vida não poderia ser apenas uma mera sucessão de fatos, é preciso perceber o insondável por trás deles.
Essas mesmas estórias nos fazem lembrar um pouco de quem somos, aliás, conheço uma que tenho presenciado daquelas com fortes devaneios juvenis muito familiares a todos nós, terei a audácia de contá-la bem ao estilo das estórias clássicas, contudo, não prometo que ela será tão obvia para alguns.

Era uma vez uma bela jovem, de características comuns a tantas garotas da mesma idade, não há de se admirar que sonhasse também em um dia encontrar nosso velho conhecido príncipe chegando em um cavalo ou na mais remota das hipóteses em um carro de vários cavalos, nem precisava salvá-la do castelo tenebroso, eram modernos cada um poderia continuar morando em sua casa.
Tinha cabelos escuros, um pouco aveludados, mas o que mais chamava atenção era o brilho dos seus olhos inquestionavelmente era o que tinha de mais especial.

Nem precisamos revelar o quanto era adimirada, mas um rapaz em particular a almejava incessantemente ainda que no silêncio de seus pensamentos, com a guitarra nas mãos deliberava severamente (quebrando a cabeça):

- Como contar o que sinto à ela? E mais, se ela não quiser nem ao menos saber o que sinto a respeito dela?
Será que ao menos me acha bonitinho...

Ora, não esperavam eles pelas constantes mudanças de percurso da vida, sim caro leitor desse blog, nessas horas até concordo que Deus seja brasileiro, sempre dá um jeitinho em tudo, e com os dos dois não foi diferente.
Aos poucos, ela foi dando conta que nem tudo na vida é tão evidente como parece ser, e o famoso amor avassalador que um dia chega sem avisar, no máximo manda um e-mail, pode estar ao nosso lado. Bem próximo!

O nobre rapaz, embora insistisse não conseguia disfarçar e ainda que tantásse não poderia, já não conseguia tirar os olhos daquela que roubará seus pensamentos, sua música, seus sonhos e o seu coração.
Ele tentou, insistiu e eu pude presenciar. E veja você; conseguiu!

Tornaram-se inimagináveis separados, se complementavam, para alguns poderiam ser chamados de almas gêmeas inseparáveis.

Mas, o destino é insólito, e a continuação dessa história vamos ter que conferir na vida real, de carne e osso, contigente bem diferente daquelas que eu ouvia quando criança. Quando o amor nos prega grandes peças e não sabemos mais o melhor para escolher.

Todos conhecemos essa história. Não é tão dificil deduzir não é ?

domingo, 8 de novembro de 2009

Edinaldo, o que é isso? Acochadas?

Caros Amigos, não poderiamos deixar de lembrar de nosso companheiro Edinaldo, contudo, essa postagem se refere as supostas "ACOCHADAS" recebidas por nosso nobre colega durante o festivo aniversário do Matheus.
Mas se você está mais por fora do que bunda de indio, pode confirir as fotos da festa no Orkut,o profile está na página de recados do Grupo.

O mais curiosos foi um suposto comportamento de alegria. Um sorriso insistia em permanecer em seu rosto ..

Claro está, nos perguntamos: Será que ele gostou?

Ele que jamais dispensa comentários em relação a comportamentos constragedores, agora está em uma situação complicada, sinuca de bico.
Poste seu comentário, sua opinião ele será de grande relevancia para desvendar esse misterio !




PS: O conteúdo dessa postagem é apenas uma irreverente brincadeira com o querido membro Edinaldo.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

As Vesperás.



ESTAMOS AS VESPERÁS DO NOSSO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO, TANTAS COISAS JÁ VIVEMOS JUNTOS, DAS MAIS DIVERSAS POSSÍVEIS EM UM MISTO DE SENTIMENTOS INENARRÁVEIS.

MAS SE VIVER É RECORDAR, VAMOS RELEMBRAR ALGUNS MOMENTOS, DE TRISTEZAS, QUE NÃO HAJA DÚVIDAS, A RAÍSSA ALCANÇOU O RECORDE DE CHOROS, ELA MERECIA O GUINESS BOOK POR QUANTIDADE DE LÁGRIMAS JÁ PRODUZIDAS POR UM SER HUMANO.

TAMBÉM PODEMOS OBSERVAR UMA TRANSIÇÃO DO TRAGICO AO CÔMICO; ATUALIZANDO A MEMÓRIA, NOSSA COLEGA LYNIK (VULGA PEROLA) NA TENTATIVA DE REALIZAR A FAÇANHA DE SUBIR DE BICICLETA EM UMA RAMPA DE QUASE 3 METROS LEVOU UMA QUEDA HISTÓRICA, DESCOBRIMOS QUE ELA NÃO TEM NENHUM TALENTO PARA O MOTO CROSS.

E AS ALEGRIAS VIVIDAS, QUEM PODERIA ESQUECER TODA A TÁTICA DE SEDUÇÃO DO CAZUZA, CONTUDO, NÃO FOI NADA ESTILO DEMI MOORE QUE ELE IMPROVISOU UM "stripper" NA ULTIMA FESTA, DIFERENTE DO FILME NÓS IMPLORAMOS PARA ELE COLOCAR A ROUPA, UMA COMÉDIA.

FELIZES TODOS ESTAMOS AO PERCEBER A NITIDA EVOLUÇÃO DO DIEGO NO JIU-JITSU, EM UM PERÍODO RELATIVAMENTE CURTO ALCANÇOU GRANDES VITÓRIAS, É UM MEDALHISTA. TORCEMOS MUITO POR ELE E NOS ORGULHAMOS BASTANTE NESSE ANO QUE SE PASSOU.

ORGULHO TAMBÉM, FOI O QUE SENTIMOS DOS AMIGOS VICENTE, FELIPE, GABRIEL E EDINALDO AO TOCARAM NO DNJ 2009. NÃO HAVIA NENHUM DOS PRESENTES QUE NÃO TENHA CURTIDO A APRESENTAÇÃO, ISSO FOI TÁCITO NOS OLHARES, OBRIGADO POR NOS TORNAREM MAIS FELIZES COM SEUS TALENTOS.

COMO TIVEMOS TRABALHO NESSE ANO, NOS COMPROMETEMOS COM UM EMPREENDIMENTO GRANDIOSO; A REALIZAÇÃO DA 1º PEÇA SOBRE A VIDA DE SANTA CLARA DA COMUNIDADE DE MESMO NOME.
EMBORA TENHA SIDO ÁRDUO E EXAUSTIVO, TIA SILVIA FOI INCANSAVEL JUNTO COM TIA PAULA BEM COMO TODO O ESFORÇO DA DEBORAH.

REALIZAMOS A APRESENTAÇÃO TEATRAL COM GRANDE ÊXITO E ELOGIOS ADORNADOS AS ENCENAÇÕES,
TIVEMOS GRANDES REVELAÇÕES TAMBÉM, O THIAGO TEVE UMA ÓTIMA ATUAÇÃO NO PAPEL DE FRANCISCO.

AQUI QUEREMOS FAZER UM ADENO ESPECIAL À GALERA DO CABELO; GIZA, CÁSSIA, CARINE SEM ELAS NOSSAS FESTAS CONCERTEZA NÃO TERIAM SIDO TÃO DIVERTIDAS ALÉM DE TODA A GRAÇA E DESENVOLTURA DA GIZA NO PSY.
OS MENINOS DO FREE STEP; DIOGO, MARLEN E OS DEMAIS, NOS DEIXARAM ESTARRECIDOS COM SUAS PERFORMANCES E MORRENDO DE VONTADE DE APRENDER TAMBÉM. ELES DANÇAM MUITO!

EM UMA DAS COREOGRAFIAS MAIS IRREVERENTES QUE PODEMOS PRESENCIAR EM NOSSO GRUPO NESSE ANO FORAM OS "TELETUBBIES", SÃO DE UMA CRIATIVIDADE, NÃO CONSEGUIRIAMOS DESCREVER AQUI AS MUITAS GARGALHADAS QUE ELES TIRARAM DE TODOS NÓS.

DE RESTO, MUITAS SÃO AS LEMBRANÇAS QUE PERMANECEM VIVAS EM NOSSAS MENTES, AINDA HÁ MUITO CHÃO PARA CAMINHAR POR ISSO QUE CONTINUEMOS SEMPRE UNIDOS, NA FAMÍLIA QUE ESCOLHEMOS CONSTRUIR, NESSE CAMINHO QUE CRISTO NOS PROPÕEM PERCORRER!

SOMOS AMIGOS, SOMOS IRMÃOS, SEM PALAVRAS NÓS SOMOS FERAS !


COMENTEM UM FATO BIZARRO, MARCANTE QUE VIVEMOS NESSE ANO !

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

LEIA, É URGENTE !



Internet, TV digital, SMS, Orkut,Download,nossa tantas coisas...Será que sobra tempo para uma boa leitura? Pode o nosso velho e tradicional livro está ameaçado de extinção?

Apoio para móveis, decoração, peso para papel, são algumas das atividades paralelas que nosso “amigo de páginas” desempenha quando não encontra leitores.
Bem, pelo menos existem pessoas preocupadas com isso. No Brasil, várias iniciativas têm buscado transformar nosso país em um país de leitores. E claro, o alvo dessas iniciativas são os jovens.

Em média no nosso país,o indice de leitura atinge a marca de 4,7 livros lidos por ano. Essa média aumenta entre os 11 e 13 anos de idade, 6,9 livros. Um adulto de 40 anos lê apenas 3,4 livros.Dados mais ressentes mostram que 55% da população brasileira são considerados leitores.Entre os anos 2000 e 2001, essa porcentagem era de 49%. Que beleza,estamos progredindo!

No próximo dia 29 deste mês,comemoramos o Dia nacional da Leitura. Precisamos incentivar os jovens, pois a prática da leitura não pode ser previlégio de uma época da vida ou de algum grupo social.
A leitura é para todos, forma o intelecto,estimula a inteligência.



Quem não gosta de conversar com um jovem que tem o hábito da leitura?

Ele tem “papo”, tem assunto,não fica rodeando em conversas repetitivas, e por isso se torna agradável. E é claro,se ler é bom,ler a Bíblia é melhor ainda.
Todos estamos sendo convocados a dar uma “guinada” literária,mas deixo aqui um recado especial para os jovens: vamos mostrar para o mundo que somos jovens de deus,inteligentes,formados e preparados para entrar no campo das idéias e mostrar que temos uma fé embasada, e não aliendada!

Não somos bobos coisa nenhuma! Somos de Deus, somos leitores ...
Nós somos feras.

Pitter di Laura
Cominidade Canção Nova